terça-feira, 14 de março de 2017

Poemas Brasileiros Sobre Trabalhadores * Antonio Cabral Filho - Rj

Poemas Brasileiros
Sobre Trabalhadores -
Uma antologia de domínio público.
Organização:
Antonio Augusto Moreira de Faria
Rosalvo Gonçalves Pinto

Editora UFMG - 2011
http://www.letras.ufmg.br/site/e-livros/poemastrabalhadores-site.pdf 
*
Nota

Quero convidar os amigos e os distintos leitores para conhecer a expressão estética de ilustres escritores brasileiros sobre os trabalhadores. São poemas que tratam de nossas vidas de oprimidos pelo sistema capitalista a partir da ótica de autores sobre os quais muito pouco ou nada foi dito até agora enquanto nossos aliados. Quem diria que Alvarenga Peixoto, Tomás Antonio Gonzaga, Machado de Assis algum dia escreveriam sobre nós? Pois é. E a lista não pára aí. Acrescente-se Gregório de Matos, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Fagundes Varela, Castro Alves, Vinícius de Morais, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac e Cruz e souza.

Não consultei as razões por que os organizadores escolheram estes autores para realizar esta antologia, mas creio que devido ao fato de se tratar de poetas detentores dos seus lugares ao sol... Ou seja, se fossem um bando de "cabrais" certamente não receberiam a devida atenção que o tema merece.

Estou lhes deixando o link para acessarem a obra, ao invés de baixá-la e expor aqui. Assim, todos terão oportunidade de lê-la e, se quiserem, baixá-la depois. Meus abraços e ótima leitura!

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário