domingo, 12 de fevereiro de 2017

Para Padreco * Fabiano Soares da Silva - RJ

PARA PADRECO:

Quem disse que o eterno é atributo exclusivo do divino?
Veja esse meu amigo querendo nos dar adeus. De nome Carlos Alberto. Foi Carlinhos para muitos.  Foi Padreco para camaradas de longa data. Pois não é que esse amigo quis escapar das garras da eternidade, morrer e ser apenas um simples mais um que um dia se vai.
Bobagem, amigo Carlinhos! Gente como você, faz que vai, mas não vai. Fica por aqui, povoando memórias de quem, como você, lutou e luta por uma vida menos besta do que a oferecida pelos homens do saber mercantilizado. Gente teimosa, como teimoso foi você, camarada Padreco. Teimosia em girar mundo, ir para terras distantes e retornar cheio de sonhos por um país melhor, erguido por mãos lutadoras, como lutadora foi tua mão, meu irmão!
Estivemos juntos na inusitada e saudosa Frente Revolucionária. Isso se deu no início dos anos noventa. Nos debates, você encantava pela ironia mordaz de suas palavras, pela doçura do abraço sincero a cada encontro. Pela ternura ao falar das crianças. A ministrar o Manifesto para sua filha de apenas nove anos.
Técnico em instalações de segurança. Tornou-se pedagogo, o que sempre foi de fato. Pedagogo para além das quatro paredes duma sala de aula que nos ensinou que o homem é ser inconcluso, ser galáctico que ao se expandir toca no outro, ombreia-o e faz o mundo acontecer. Sua vida militante nos mostrou que o homem é a pontinha feliz do universo, pois neste introduz os sonhos. E o que é o universo sem os sonhos? Um amontoado de estrelas frias e mortas e nada mais.
A Frente Revolucionária sucumbiu aos sectarismos próprios duma esquerda fratricida e despreparada para a tomada do poder. Carlinhos continuou mestre pela vida afora..., mestria que se eterniza em cada rebeldia que se desponta hoje e amanhã por ruas, praças, favelas e ocupações dos empobrecidos em meio às bonança.
Desde Sampa, receba essas calorosas palavras, camarada Padreco!
Do seu, sempre, camarada Carlos. Ou seria Antunes?  

11/02/2017.

Poema para Padreco



Fabiano Soares da Silva

Camaradas
Alguns homens e mulheres
Fazem das palavras
Belas poesias sobre a vida.fazem das palavras
Mas, existem também Homens e mulheres Que fazem da sua vida
Impossíveis de transcrevê-las em palavras.
Outras poesias ainda mais belas Esses e essas Estão sempre ao lado
Possam viver
Não deixam a gente esquecer Que a poesia mais bela É ainda Aquela em que todos e todas
Fabiano Soares da Silva
Por isso nunca desistem de sorrir enquanto lutam Por um mundo livre E menos feio.
Saudações, camarada Carlinhos!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário